Platão, Maquiavel e Nietzsche

 






O pensamento filosófico de Platão e o realista de Maquiavel e Nietzsche são concepções distintas sobre o ser humano e sua relação com o mundo. Platão, enquanto não é um realista, ofereceu uma visão digna do homem através de sua compreensão do ser humano. Por outro lado, Maquiavel e Nietzsche são realistas e ensinam a lutar contra a ignorância humana, mas também colocam em questão nossa tendência a idealizar o que deveria ser e não é, o que é uma expressão própria da realidade.

Platão é conhecido por sua teoria das formas, na qual ele defende a ideia de que existe um mundo das ideias, uma espécie de realidade transcendental, além do mundo material, que é imperfeito e mudável. Ele acredita que o conhecimento verdadeiro só pode ser alcançado através da contemplação dessas formas. Para Platão, o objetivo da vida é chegar à verdade e à sabedoria, e a filosofia é a via para alcançar essa verdade.

Por outro lado, Maquiavel e Nietzsche são conhecidos por sua visão realista e cética do ser humano. Maquiavel acredita que a política é a arte da guerra, e que os líderes devem ser realistas e pragmáticos, não seguindo ideias utópicas ou morais, mas sim fazendo o que for necessário para manter o poder e proteger seu Estado. Nietzsche, por sua vez, é conhecido por sua crítica ao moralismo e à moral cristã, que ele considera opressora e uma fonte de doenças da alma. Ele acredita que o homem deve superar sua moralidade herdada e se tornar um ser livre e autônomo.

Ambos Maquiavel e Nietzsche colocam em xeque a nossa tendência a idealizar o que deveria ser, ou seja, a nossa inclinação a ver o mundo como algo que deveria ser diferente do que é. Eles acreditam que essa ânsia da razão e da alma é uma expressão própria da realidade, e que a verdadeira liberdade e sabedoria só podem ser alcançadas quando se aceita a realidade tal como ela é.

Em resumo, a concepção de Platão sobre o ser humano é diferente da de Maquiavel e Nietzsche. Enquanto Platão oferece uma visão digna do homem através de sua compreensão do ser humano, Maquiavel e Nietzsche são realistas e ensinam a lutar contra a ignorância humana.

 

Thiago Carvalho
   Texto de  2023

Comentários

Postagens mais visitadas