André Cancian, ateísmo e sistema de valores





André Cancian - autor e pensador niilista


 


Os valores de todos os tipos se estabelecem através de um mecanismo baseado na autoridade — numa espécie de imposição. A diferença é que, no homem escravo e resignado, os valores se estabelecem através de sua submissão à autoridade de ideias externas, sacrificando sua individualidade em nome de supostas verdades superiores. Por outro lado, no homem esclarecido, os valores se estabelecem por meio do entendimento — a imposição nasce de dentro para fora, e nisso ele é sua própria autoridade. Assim, seus valores surgem como um reflexo de sua inteligência, de seus desejos e de suas necessidades — os valores, aqui, muito antes de suprimirem sua individualidade, são sua mais elevada expressão.

André Cancian

A construção de valores é uma questão fundamental na vida humana. Eles servem como orientação para as ações e decisões que tomamos, sendo influenciados por diferentes fatores, como a cultura, a religião e as crenças pessoais. Contudo, a forma como os valores são estabelecidos pode variar de acordo com a abordagem de cada indivíduo.

De acordo com André Cancian, a imposição de valores pode ser baseada na autoridade, seja ela externa ou interna. No caso do homem escravo e resignado, os valores são estabelecidos através da submissão a autoridades externas, como ideias impostas por instituições ou grupos sociais. Essas autoridades externas são aceitas como verdades superiores e o indivíduo abre mão de sua individualidade em nome delas.

Por outro lado, no homem esclarecido, os valores são estabelecidos através do entendimento. Nesse caso, a autoridade é interna, e a imposição dos valores parte de dentro para fora, sendo reflexo da inteligência, dos desejos e das necessidades de cada indivíduo. Dessa forma, os valores são vistos como expressão mais elevada da individualidade, em vez de supressão dela.

Por conseguinte, podemos afirmar que a forma como os valores são estabelecidos influencia diretamente na maneira como os indivíduos se posicionam no mundo. Enquanto alguns valores são estabelecidos por meio de imposições externas, outros são construídos a partir do entendimento e da reflexão interna, sendo uma expressão mais elevada da individualidade.

Todavia, é importante destacar que nem sempre a construção de valores baseada na autoridade externa é negativa. Em muitos casos, ela é necessária para o estabelecimento de regras e normas sociais que são imprescindíveis para o bem-estar coletivo. Por outro lado, o estabelecimento de valores a partir do entendimento e da reflexão interna também não é uma garantia de liberdade e de construção de valores saudáveis. Cabe a cada indivíduo avaliar, de forma crítica e reflexiva, qual a forma mais adequada para a construção de seus valores, levando em consideração as suas próprias necessidades e desejos.

Thiago Carvalho,

Texto de 2023

 

Comentários

Postagens mais visitadas